Notícias

Local em que se reúnem as notícias mais relevantes sobre Educação Ambiental!

Instituto SLC realiza o lançamento do Programa Semeando Sustentabilidade nos municípios de Barreiras e Correntina, na Bahia.

No início de março os municípios de Barreiras e Correntina, na Bahia, vão receber o lançamento do Programa Semeando Sustentabilidade. Esta importante iniciativa, baseada nos princípios da Educação Ambiental, visa promover o conhecimento e a conscientização sobre as questões e desafios ambientais, priorizando aprendizagens significativas da temática.

Buscando apoiar o grande desafio educacional enfrentado atualmente, através deste Programa, o Instituto SLC e o Instituto Venturi - responsável pela aplicação do programa, tem como objetivo também aumentar o número de professores capacitados no tema - o que tem sido um desafio para a implementação efetiva da Educação Ambiental nas escolas. De acordo com o escopo do Programa, a formação de professores em Educação Ambiental Formal, caracteriza-se então como um fundamental investimento em uma educação para a vida, para uma sociedade consciente, responsável e solidária.

A Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais e também Coordenadora do Programa, Arlinda Cézar, salienta que essa iniciativa busca capacitar professores para a inclusão efetiva da Educação Ambiental no currículo escolar, em conformidade com a Lei Federal nº 9.795/1999. "O programa integra os aspectos ambientais locais, regionais, nacionais e globais. Esta abordagem deve reconhecer o conjunto das inter-relações e as múltiplas determinações dinâmicas entre os âmbitos naturais, culturais, históricos, sociais, econômicos, políticos, entre outros", pontua Arlinda.

O Programa inclui estratégias de implementação para um piloto em cinco municípios. O Supervisor Executivo do Instituto SLC, conta que este ano, além de Barreiras e Correntina, mais três municípios nos estados da BA, MA e MT também devem receber o Programa. "O Semeando Sustentabilidade vem não só para fortalecer a Educação Ambiental nas escolas, mas também para promover o impacto positivo duradouro nas comunidades locais. Nosso intuito é apoiar a comunidade a construir valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, justiça social e um modelo socioeconômico sustentável", destaca o executivo.

Palestras de Lançamento

O lançamento oficial do programa acontecerá nos dias 5 e 7 de março, ambos às 9h, marcando o início de uma jornada educacional transformadora através de uma palestra de lançamento aberta para toda a comunidade dos municípios.

Já no período da tarde, a partir das 14h, acontecerá a aula inaugural do curso de formação de professores em Educação Ambiental Formal. Estes eventos marcam o compromisso em promover a autossuficiência dos professores e gerar aprendizagens significativas por meio do eixo transversal da sustentabilidade.

Detalhes dos Eventos:

Município de Barreiras

● Data e Hora: terça-feira, 05 de março de 2024, às 9h.

● Local: Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho (Rua Mal. Deodoro, 26 - Centro)

Município de Correntina

● Data e Hora: quinta-feira, 07 de março de 2024, às 9h

● Local: Câmara Municipal de Vereadores de Correntina (Praça Valderina Coimbra Costa, 66 - Centro)

Sobre o Programa Semeando Sustentabilidade

O Programa Semeando Sustentabilidade é uma iniciativa inovadora que visa contribuir com o sistema de ensino, capacitando professores e promovendo aprendizagens significativas alinhadas à Educação Ambiental.

Sobre o Instituto SLC

O Instituto SLC é uma associação privada, de fins não econômicos, apartidária, com duração indeterminada, e tem por objetivo atuar no desenvolvimento de pessoas, entidades assistenciais e comunidades, utilizando, preferencialmente, a educação como meio para gerar oportunidades e possibilidades de transformação na vida das pessoas. Saiba mais sobre o Instituto acessando: https://www.slc.com.br/instituto_slc.

Sobre o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais

O Instituto Venturi Para Estudos Ambientais é uma organização sem fins econômicos que visa apontar soluções economicamente viáveis em questões socioambientais para empresas, governos e comunidades. Esse trabalho é feito através de estudos técnicos e científicos, pesquisas, produção de materiais educativos, consultoria e organização de eventos e workshops sobre tópicos relacionados à sustentabilidade. Saiba mais acessando www.institutoventuri.org.

Contato para Imprensa:

Laura W Azevedo Assessoria de Comunicação - Programa Semeando Sustentabilidade e-mail: laura.azevedo@institutoventuri.org.br telefone/whatsapp: 51 99891-0524