POLÍTICA PARA O SETOR DE EMBALAGENS COMO UMA SOLUÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DOS SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA

Autores

  • Victor Alexsander Oliveira Silva Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (PTARH) – Universidade de Brasília (UnB)
  • Francisco Javier Contreras Pineda Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (PTARH) – Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Logística reversa; embalagens; resíduos sólidos urbanos.

Resumo

Observa-se no país a distinção entre os níveis de implementação da Logística Reversa (LR). Para os resíduos mais perigosos, cuja LR é obrigatória, tais como pneus e embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes, os sistemas de logística reversa (SLR) já apresentam um maior amadurecimento, refletido pelo atendimento às metas de destinação e recuperação estabelecidas. Entretanto, em se tratando de embalagens em geral, os SLR não apresentam o mesmo nível de implementação e efetivação, se mostrando repletos de incertezas e desafios. Nesse contexto, foi aplicada a metodologia Pressão-Estado-Resposta (PSR) para identificar os principais fatores que influenciam a eficiência dos SLR de embalagens e o atual estado desses sistemas. Identificou-se fatores socioeconômicos e técnico-econômicos como as principais Pressões que afetam o estado dos SLR. Quanto aos indicadores de Estado, realizou-se uma caracterização da atual conjuntura dos SLR e sobre a política vigente no setor de embalagens. Como Resposta para a ineficiência, tendo em vista à separação dos resíduos na fonte geradora e a viabilidade econômica e apoiar a efetivação dos SLR de embalagens em geral, discutiu-se uma proposta de regulamentação da concepção de embalagens.

Downloads

Publicado

07-08-2021