EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL: O CAMINHO PARA A REDUÇÃO DO CONSUMO DE PLÁSTICOS DE USO ÚNICO NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Educação ambiental; Turismo; Plásticos de uso único.Resumo
Este trabalho visa analisar as ações de educação e gestão ambiental para a resolução da problemática de consumo dos plásticos de uso único no setor de turismo brasileiro em destinos turísticos do Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina. O turismo brasileiro — que se concentra na zona costeira do país —, o consumo desmedido e inconsciente de plásticos de uso único, e a reduzida coleta e destinação adequada de seus resíduos fazem do setor um dos que mais contribuem com a poluição marinha. Nesse contexto, com base em uma pesquisa qualitativa com gestores públicos e privados (de meios de hospedagem e órgãos públicos) identificamos a percepção desses atores-chave quanto à temática e ações implementadas. Remediar esse problema implica uma mudança de paradigma, de comportamentos, uma tomada de consciência conjuntamente com ações eficazes de gestão ambiental nos destinos e na sociedade em geral. Assim, a educação e a gestão ambiental apresentam-se como instrumentos indispensáveis através dos quais se pode inculcar uma mudança de valores, criando consciência crítica quanto aos hábitos para se promover novos estilos de vida, questionando os atuais. Desta forma, a educação e a gestão ambiental desempenham um papel central na redução do consumo de plásticos de uso único não apenas no setor do turismo, mas na sociedade como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Forum Internacional de Resíduos Sólidos - Anais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.