RECUPERAÇÃO DE FIBRAS A PARTIR DE RESÍDUOS TÊXTEIS: UMA VISÃO GERAL

Autores

  • Carlos Rafael Silva de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4532-221X
  • Taynara Thais Flohr UFSC
  • Brenno Henrique Silva Felipe Universidade Federal de Santa Catarina
  • Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Elisa Phillippsen Missner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Catia Rosana Lange de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Economia circular, Resíduos têxteis, Reciclagem, Sustentabilidade

Resumo

A recuperação de fibras têxteis a partir de processos industriais é uma iniciativa emergente e de grande importância para a indústria têxtil. Com a crescente demanda por materiais sustentáveis e o aumento da conscientização ambiental, a recuperação de fibras têxteis se tornou uma alternativa importante para reduzir o desperdício e minimizar os impactos ambientais. A recuperação de fibras têxteis é realizada a partir de resíduos gerados em processos industriais, como corte, costura e tecelagem, e pode ser usada para produzir novos materiais têxteis, como fios, tecidos e nãotecidos. Além disso, a recuperação de fibras têxteis pode ajudar a reduzir os custos e aumentar a eficiência dos processos fabris, tornando-a uma prática atraente para empresas têxteis. Neste sentido, a recuperação e reciclagem fibrosa pode ser uma solução viável e sustentável para a indústria têxtil enfrentar os desafios atuais de produção e consumo consciente.

Biografia do Autor

Carlos Rafael Silva de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto A - DE na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Blumenau. Possui graduação (2010) em ENGENHARIA TÊXTIL pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialização (2012) em GERENCIAMENTO DE PROJETOS pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SC), mestrado (2015) e doutorado (2020) em ENGENHARIA QUÍMICA pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi também bolsista CNPq de Pós-doutorado Júnior (PDJ) no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFSC (PósENQ, CAPES 7). Atualmente integra os grupos de pesquisa TECHNOSYS (Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas Químicos) e TECTEXTIL (Desenvolvimento Tecnológico Têxtil) do CNPq, junto às equipes do LabMASSA (Laboratório de Transferência de Massa) e LabSIN (Laboratório de Simulação Numérica de Sistemas Químicos) no PósENQ-UFSC, atuando nas áreas de Processos Têxteis, Fenômenos de Transporte e Meio Ambiente. Seu percurso profissional acumula experiências na indústria têxtil trabalhando com o Desenvolvimento de Produtos, Análise e Otimização de Processos e Controle de Qualidade nos setores de Malharia Circular, Retilíneas e de Meias, Confecção, Tinturaria, Estamparia, Acabamento de Malhas e Tratamento de Efluentes. Também teve experiência como docente lecionando em disciplinas de Exatas e Tecnologia Têxtil para cursos de Formação Básica, Técnica e Superior na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Campus de Blumenau), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC, Campus de Araranguá) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, Campus de Jaraguá do Sul). Como pesquisador, tem experiência no desenvolvimento de ACABAMENTOS FUNCIONAIS TÊXTEIS; TÊXTEIS INTELIGENTES (Wearables); MATERIAIS COMPÓSITOS; FIBRAS E POLÍMEROS; MICRO e NANOMATERIAIS PARA APLICAÇÃO TÊXTIL; OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL; REDUÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS (Sólidos e Efluentes) e APLICAÇÃO DE PRODUTOS e/ou CORANTES NATURAIS.

Taynara Thais Flohr, UFSC

Graduanda do curso de Engenharia Têxtil.

Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - São Paulo. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC - São Paulo. Bacharel em Design, com habilitação em Design de Moda, pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali - SC. Linhas de Pesquisas: moda, moda inclusiva, tecnologias assistivas, wearables, e-textiles, sustentabilidade e moda, além de outras temáticas como hipermídia, semiótica, processo criativo e imaginário. Tem experiência na área de Projetos de Produtos em Moda , atuando especialmente nos seguintes temas: semiótica, desenvolvimento de coleção, projetos integradores, desenho técnico de moda, criatividade, sustentabilidade, acessibilidade e inclusão social. Atuou também em orientação de TCC, projetos de extensão e iniciação científica. Atualmente é Professora Adjunta C no curso de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Maria Elisa Phillippsen Missner, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e graduação em Engenharia Mecânica também pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência de 10 anos na área de Engenharia Mecânica, Habilidades em ferramentas 6sigmas, opex, ARENA, FLEXSIM, FMEA, curso de Black Belt, com projetos de qualidade, inovação, custo aplicando ferramenta 6 sigmas, liderança de projetos, coordenação de vendas técnicas. Professora de Mecânica dos Fluídos I e II, Desenvolvimento de Produto, Planejamento e Controle da Produção do Curso de Engenharia Mecânica. Curso de Engenharia de Produção: Sistemas termofluidos, sistemas Produtivos I, Sistemas Produtivos II - Lean, Desenvolvimento de Produto, Empreendedorismo, Planejamento e Controle da Produção, Engenharia do Trabalho, Simulação de Sistemas Produtivos. Curso de Engenharia Elétrica: Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo. Em 2018 iniciou suas atividades como Professora no Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Catia Rosana Lange de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Regional de Blumenau (1995), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É especialista em Processos Têxteis pela Universidade Federal de Santa catarina (2001) e especialista em Administração de Produção pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação (2007). Já atuou em indústrias têxteis como supervisora, gerente e vendedora técnica durante 15 anos e meio. Professora Emérita do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Experiência de 5 anos em ensino fundamental e Professora de cursos de ensino superior desde 2003. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Têxtil, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenvolvimento de produto, beneficiamento, cálculo e tratamento de efluentes.

Publicado

19-12-2023