UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO PRODUZIDO POR MEIO DA COMPOSTAGEM EM REATOR DE CIGARRO CONTRABANDEADO E LODO DE ESGOTO NA REMOÇÃO DE CROMO
Palavras-chave:
Cigarro Contrabandeado; Compostagem em Reator; Biosorvente.Resumo
O aumento das atividades antrópicas, industriais e tecnológicas tem gerado impactos em diferentes matrizes ambientais devido à contaminação por metais potencialmente tóxicos. A adsorção tem se mostrado uma alternativa promissora devido á sua alta eficiência, baixo custo e não formação de subprodutos. Este trabalho teve como principal objetivo aplicar como adsorvente o composto produzido a partir da compostagem de tabaco de cigarros contrabandeados (TCC) e lodo de esgoto industrial (LEI) na remoção de cromo (Cr) em água. Para caracterização do composto obtido foram realizadas análises elementares (C, N e C/N) e de capacidade de troca catiônica (CTC). A eficiência do processo de adsorção para o cromo foi avaliada em relação a concentração do composto e porcentagem de adsorção, como também pelas técnicas de FTIR e FEG- EDX. A partir das caracterizações observou-se que o composto estava maturado com razão C/N igual a 11 e que apresentou um alto valor de CTC (708,41 ± 29,18). Os resultados de FITR e FEG- EDX mostraram que grupamentos hidroxila, carbonila e carboxila são os principais responsáveis pela adsorção do Cr no composto. Foi possível remover 75% de cromo com uma concentração de 1g L-1 do composto e o aumento para até 10 g L-1 do composto, não proporcionou maior eficiência de remoção. O teste de lixiviação obtido foi de 0,332 mg L-1 para o Cr, mostrando que o metal está fortemente adsorvido ao composto. Conclui-se que o composto obtido da compostagem de TCC e LEI pode ser um eficiente adsorvente de Cr em água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Forum Internacional de Resíduos Sólidos - Anais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.